Páginas

terça-feira, 4 de março de 2014

Vampiro: A série

Falaê Aventureiros e Nerdaiada que tá fazendo o carnaval em casa o/
Para estrear a coluna de convidados, estou trazendo aqui para vocês uma incrível matéria sobre a série Kindred: The Embraced, escrita por Ívina S.G.
Divirtam-se!!


E aí galera! 

Vocês devem estar se perguntando "O que um post sobre séries tá fazendo em um blog de RPG?!" Nada a ver, certo? Errado!! Os seriados são excelentes modelos de referência nos jogos de RPG. Pensem nas semelhanças: cenários, tramas, armadilhas, histórias, investigações, aventuras, músicas e personagens. Vocês possuem uma gama imensa de referências que podem ajudar em todos os âmbitos de um jogo, desde o Mestre aos Jogadores. Um seriado pode ser comparado a um campanha de RPG, ele possui uma trama de fundo, com personagens principais e secundários, episódios que podem ou não ser quests individuais e em muitos casos, um chefão que passa as missões, além dos superpoderes que ocasionalmente aparecem e logicamente, o up nos personagens com o passar das temporadas, que é o nosso estimado e precioso XP.
Então amigo, percebeu uma mera semelhança? Se sim, continue lendo porque esse post vai te interessar muito.

Kindred: The Embraced
Depois de muitas horas pensando qual seria a primeira série que eu iria falar, creio ter chegado na dica perfeita, Kindred: The Embraced.

Que seriado poderia ser melhor pra falar de RPG do que um baseada em um dos livros mais famosos de RPG?! Pois é, pra quem não sabe Kindred: The Embraced é um seriado baseado nos livros de Vampiro: A Máscara, produzido pela John Leekley Productions e Spelling Television com participação de Mark Rein-Hagen, que foi ao ar em 1996 pela FOX.

A trama se passa na cidade de São Francisco e gira em torno do detetive humano Frank Kohanek (C. Thomas Howell), o Príncipe Ventrue Julian Luna (Mark Frankel), a jornalista humana Caitlin Byrne (Kelly Rutherford), a sobrinha de Julian, Sasha (Brigid Brannagh), o detetive kindred Sonny Toussaint (Erik King) e os membros da Primigênie: a Toreadora Lillie Langtry (Stacy Haiduk), o Nosferatu Daedalus (Jeff Kober), o Gangrel Cash (Channon Roe), o Brujah Eddie Fiori (Brian Thompson) e o Ventrue Archon Raine (Patrick Bauchau). Cada episódio tem sua história individual mas algumas tramas permanecem durante toda a série, como a rivalidade entre o detetive Frank e o empresário Julian e a constante tentativa de Fiori de tomar o trono do Príncipe e controlar a cidade.



A série em geral é bem fiel aos livros de Vampiro: A Máscara, a cidade de São Francisco é controlada pelo Príncipe e seu Conclave (Primigênie), que são responsáveis pela proteção do maior tabu vampírico: A Máscara(1). Outros pontos em comum com os livros se destacam: a existência do Frenesi; a constante possibilidade da guerra entre os clãs (Jyhad); o uso de certas Disciplinas como Dominação (uso diferente do livro, não é necessário contato visual ou palavras), Presença, Auspícios e Metamorfose (Fundir-se com a terra_Nível 3, virar lobo ou aves de rapina_nível 4); a Morte Final e o Abraço(2).



Julian e Lillie
O início da trama se desenrola com a descoberta dos Cainitas pelo detetive Frank Kohanek, amante da Kindred Alexandra Serris que sofre uma Caçada de Sangue(3) por quebrar a Máscara ao revelar sua verdadeira natureza para Frank, assim começa a guerra particular entre o Príncipe Julian e o detetive, que tenta revelar a existência dos vampiros todo o tempo. Durante toda a série paira uma constante atmosfera de traições, conspirações e brigas sempre visando o lado social. As cenas de ação são poucas e creio que a limitação no uso das Disciplinas deve-se à dificuldade da época em fazer bons efeitos especiais.  

Mas como nada é perfeito algumas coisas foram alteradas ou inventadas para se adaptarem melhor ao roteiro da série. Uma diferença gritante é a possibilidade dos Kindreds saírem de dia e ficarem exposto à luz do sol, sem nenhum problema, se tiverem bebido sangue na noite anterior. Outra adaptação não muito feliz foi a aparência dos Nosferatus, são extremamente humanos, com feições e corpo normais, se destacam apenas pela inexistência de cabelo e pelas orelhas alongadas, além de algumas veias sobressalentes na cabeça. Algumas explicações também se perdem no meio da história, como o Laço de Sangue(4) e a criação de Carniçais(5) e principalmente o uso das Disciplinas. Parece que todos os vampiros são capazes de usar Presença e Dominação, além possuírem Metamorfose (todos se transformam em lobos), enquanto a Ofuscação foi apresentada como Disciplina específica dos Assamitas. Grande detalhe é a incrível capacidade que todos possuem de ingerir alimentos e bebidas como humanos. Algumas coisas também faltaram no enredo como a existência de Gerações, da Camarila, do Sabá e de outros clãs.

Pra finalizar, uma referência que eu não poderia deixar passar, a presença romântica e idealizada que sempre acompanha os romances da Anne Rice. Grande parte dos Cainitas da série possuem o eterno amor platônico dos vampiros pelos mortais e sua busca pela humanidade e prazer.

Bom, é isso aí galera! Espero que tenham gostado! O post ficou um pouco maior do que eu pretendia e eu ainda podia escrever mais uns 4 parágrafos, mas acho melhor encerrar por aqui. Aconselho demais que vocês vejam essa série! Até mesmo pra quem nunca jogou Vampiro: A Máscara e nem pretende jogar, é uma história envolvente e viciante.



Um beijão pra vocês e até a próxima!

Conclave
1 Lei Cainita que proíbe seus membros de revelarem sua verdadeira natureza.
2 Ritual de transformação em vampiro. 
3 Ritual que escraviza emocionalmente um indivíduo.
4 Ser que se alimenta de sangue vampírico e adquire características sobrenaturais.
5 Um vampiro é condenado a Morte Final pelo príncipe da cidade e é caçado pelos outros cainitas.

Curiosidades:

  • A série foi cancelada pela Fox com apenas 8 episódios devido a baixa audiência. Posteriormente a Showtime adquiriu os direitos do programa e planejou continua-la, porém o ator  Mark Frankel (Julian Luna) morreu em um acidente de moto em 1996 e assim o projeto foi deixado de lado;
  • Após o cancelamento da série nenhum outro episódio foi produzido. Os oito episódios foram lançados em VHS e em DVD em 21 de agosto de 2001;
  • Mark Rein·Hagen, um dos produtores de Kindred: The Embraced, é o autor da série de livros Vampiro: A Máscara, Lobisomen: O Apocalipse e outros títulos pertencentes ao World of Darkness;
  • Todas as mudanças na série foram aprovadas pela White Wolf e por Mark Rein·Hagen.

    Mark Frankel (Julian Luna)
  • Há boatos de que a personagem Toreadora Lillie Langtry foi baseada em uma atriz real de mesmo nome, famosa na alta sociedade londrina do fim do século XIX pela sua beleza e inteligência. Conhecida também pelos seus diversos casos amorosos que incluem dois príncipes;
  • Mark Frankel fez diversos trabalhos na TV, dentre eles o filme A Season of Giants onde interpretou Michelangelo. Em 24 de setembro de 1996 Frankel morre em um acidente de moto, enquanto pilotava seu orgulho, uma Harley Davidson;
  • Outros boatos dizem que na possível 2ª temporada  elementos novos iam ser introduzidos, como os Malkavianos, Tremeres, lobisomens e o Sabá;
  • A série foi filmada nas cidades de Los Angeles, São Francisco e Fillmore, na Califórnia;

2 comentários:

  1. Que massa! Não sabia da existência dessa série. Acho que vou baixar!

    ResponderExcluir
  2. Baixa sim! Ela é pequenininha e vale muito a pena.

    ResponderExcluir